Home
Validade Jurídica
Saiba Mais
Preços
Notícias
Contato
Entrar
Criar Conta

Advogado publica ofensas ao Dia da Mulher em grupo do WhatsApp

Verifact
16 de março de 2021
Advogado publica ofensas ao Dia da Mulher em grupo do WhatsApp

Mensagens teriam sido enviadas a grupo da OAB em Londrina (PR); subseção apura o caso

O caso de um advogado que teria publicado mensagens ofensivas a respeito do Dia Internacional da Mulher em um grupo do WhatsApp da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção Londrina (PR), causou repercussão na cidade. 

O print da conversa, que teria ocorrido em um grupo do Núcleo Jovem da OAB Londrina, percorreu as redes sociais esta semana. Nele, o advogado, que não foi identificado, teria usado palavras de baixo calão para descrever o Dia Internacional da Mulher, no último dia 8, na data que marca a luta das mulheres pela igualdade de gênero. Ele teria ainda feito menção à Lei Maria da Penha – considerada uma referência no combate à violência doméstica e contra a mulher. 

“Essa b**** só serve para separar ainda mais os homens das mulheres. Para estimular o conceito comunista de família e destruir a família tradicional, fundada no preceito judaico-cristão. Para incentivar a mulher a lutar contra o homem. Para criar leis porcas como essa tal de Maria da Penha“, mostra o texto no print.

A OAB Londrina afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que tomou providências tão logo tomou conhecimento da mensagem. “Lavramos uma ata notarial e acionamos a comissão de Fiscalização e Prerrogativas. Estamos instaurando um processo disciplinar contra as pessoas envolvidas nesta postagem, que traz um tom ofensivo à mulher e à Lei Federal Maria da Penha”, informou a presidente da Subseção, Vânia Queiroz, por meio de nota da assessoria. 

REGISTRO DA PROVA

Uma advogada de Londrina, que compartilhou o print da conversa nas redes sociais, afirmou fazer parte do grupo do WhatsApp e confirmou a legitimidade da mensagem. Um simples print de uma conversa no WhatsApp, no entanto, não é considerada prova suficiente de que um fato ocorreu na internet, porque não contém meios de provar que o conteúdo não foi adulterado. 

Uma das formas de fazer a coleta de provas digitais é a ata notarial, mas o serviço está restrito ao horário de funcionamento dos cartórios e depende de agendamento. Além disso, o preço do documento é elevado e pode chegar a mais de R$ 3 mil no Estado de São Paulo.

AGILIDADE

Principalmente no ambiente digital, no qual mensagens e outros tipos de conteúdo podem rapidamente ser apagados pelo autor, a agilidade na coleta de provas se faz ainda mais urgente. Uma das formas de fazer a coleta de provas digitais é a ata notarial, mas o serviço está restrito ao horário de funcionamento dos cartórios e depende de agendamento. 

Por um valor bem mais acessível, de R$ 97 por sessão de meia hora, a Verifact permite fazer o registro de provas digitais robustas de forma rápida e automatizada a qualquer momento do dia, sete dias por semana. A coleta pode ser feita por qualquer computador com internet e não é preciso ser da área jurídica para utilizá-la. 

Há casos de aceitação em pelo menos cinco estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco – e de recomendação de uso pela Justiça do Trabalho de Santa Catarina.

Talvez você se interesse também por:

06 Dicas de como coletar provas do whatsapp para fins judiciais

Provas digitais são ‘arma’ para negociação em conflitos na web

Verifact – fundamentação técnica e jurídica

MP da Bahia assina acordo técnico para registro de provas digitais

Siga a Verifact nas redes sociais e canais:

Instagram

Facebook

Linkedin

Twitter

Youtube

←Anterior: Vara do Trabalho de Florianópolis sugere uso da Verifact em processo
Próximo: Polícia Civil do PR e Ministério Público do Estado da BA agilizam coleta de provas digitais com plataforma on-line→
Avatar de Verifact
Verifact

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts RECENTES

  • Conversas do Telegram valem como prova na justiça? 

    Conversas do Telegram valem como prova na justiça? 

    jul 28, 2025
  • Publicação no LinkedIn vale como prova na justiça? 

    Publicação no LinkedIn vale como prova na justiça? 

    jul 22, 2025
  • Ferramentas para investigações profissionais: conheça 9 opções online

    Ferramentas para investigações profissionais: conheça 9 opções online

    jun 30, 2025
  • Provas coletadas pela Verifact® respaldam processo por justa causa no TRT6

    Provas coletadas pela Verifact® respaldam processo por justa causa no TRT6

    jun 30, 2025
  • Twitter vale como prova na justiça? 

    Twitter vale como prova na justiça? 

    jun 23, 2025

Verifact – Blog

Verifact Tecnologia Ltda

CNPJ 32.797.434/0001-50

Política de Privacidade

Termos de Uso

Validade Jurídica
Preços & Planos
Blog & Notícias
Dúvidas Frequentes

Siga a Verifact®


Copyright©2020-2025 Verifact Tecnologia Ltda. A reprodução, cópia ou uso sem autorização é crime e podemos provar. Todos os direitos reservados.