Home
Validade Jurídica
Saiba Mais
Preços
Notícias
Contato
Entrar
Criar Conta

Veja quem são os novos presidentes da OAB eleitos

Verifact
29 de dezembro de 2021
Veja quem são os novos presidentes da OAB eleitos

Com a finalização das eleições, os novos presidentes da OAB foram consolidados. Os advogados eleitos vão exercer o mandato para o triênio 2022-2024 da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo alguns deles reeleitos, enquanto outros configuram novos nomes na gestão.

Os destaques das eleições incluem escândalos de corrupção e também as primeiras mulheres a se tornarem diretoras da instituição em seus Estados. Para conhecer um pouco mais sobre os eleitos, continue lendo até o final!

Confira a lista completa de presidentes da OAB eleitos:

AC – Rodrigo Aiache Cordeiro

AL – Vagnes Paes

AP – Auriney Uchôa de Brito

AM – Jean Cleuter Simões Mendonça

BA – Daniela Borges

CE – Erinaldo Dantas

DF – Délio Fortes Lins e Silva Júnior

ES – José Carlos Rizk Filho

GO – Rafael Lara Martins

MA – Kaio Vyctor Saraiva

MT – Gisela Cardoso

MS – Bitto Pereira

MG – Sérgio Leonardo

PA – Eduardo Imbiriba de Castro

PB – Harrison Targino

PR – Marilena Indira Winter

PE – Fernando Jardim Ribeiro Lins

PI – Celso Barros Coelho Neto

RJ – Luciano Bandeira

RN – Aldo de Medeiros Lima Filho

RS – Leonardo Lamachia

RO – Márcio Melo Nogueira

RR – Ednaldo Vidal

SC – Cláudia da Silva Prudêncio

SP – Patricia Vanzolini

SE – Danniel Alves Costa

TO – Gedeon Batista Pitaluga Junior

Saiba mais sobre os presidentes da OAB eleitos

AC – Rodrigo Aiache Cordeiro

Rodrigo Aiache Cordeiro tem 41 anos e é graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), além de ser também mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em Direito Processual Civil pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

O profissional atua como advogado desde 2005 e exerceu o cargo de vice-presidente e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAA/AC).

AL – Vagner Paes

Vagner Paes é bacharel em direito pela Universidade Federal de Alagoas, além de mestrando também pela instituição. Com vasta experiência no segmento, ele foi vice-presidente da OAB até o momento e, agora, foi eleito como presidente da Ordem para seu primeiro mandato no cargo.

AP – Auriney Uchôa de Brito

Também integrando a lista de presidentes da OAB eleitos, Auriney Brito é amapaense e tem 39 anos de idade. Advogado criminalista, o profissional é mestre e doutorando em Direito e foi, agora, reeleito para seu 3° mandato na instituição.

Brito foi vice-presidente (2016-2019), presidente (2019-2021), e agora reeleito para a gestão 2022-2024 da OAB. Além disso, ele é também professor.

AM – Jean Cleuter Simões Mendonça

Jean Cleuter Simões Mendonça é amazonense e tem 52 anos. O profissional é advogado tributarista e também mestrando em Direito Tributário. Este é seu primeiro mandato como Presidente da OAB/AM.

Em 2013, Jean exerceu mandato de Conselheiro Federal da OAB e presidiu a Comissão Nacional de Direito Tributário. Além disso, é professor de Direito Processual Civil desde 2005.

BA – Daniela Borges

Advogada há 20 anos, Daniela Borges, de 42 anos, foi eleita como a primeira mulher para presidir a Seção de Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia (OAB-BA). Ela é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Faculdade Baiana de Direito.

CE – Erinaldo Dantas

Erinaldo Dantas é formado pela Universidade de Fortaleza e é especialista no segmento tributário, além de ser professor universitário há mais de dez anos. Além disso, ele foi presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do estado do Ceará (CAA-CE), no triênio 2016 – 2018, e diretor tesoureiro da OAB-CE, no triênio 2007-2009.

Este é o segundo mandato de Dantas na OAB.

DF – Délio Fortes Lins e Silva Júnior

Délio Lins e Silva Júnior nasceu em Brasília e cursou Direito no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Pós-graduado em direito penal econômico, é mestre e doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. Esse é seu segundo mandato como presidente da OAB do DF.

ES – José Carlos Rizk Filho

Também reeleito e não sendo um dos novos presidentes da OAB eleitos, José Carlos Rizk Filho é graduado pela Faculdade de Direito de Vitória e atua também na área acadêmica, com foco em direito do trabalho, público e privado.

GO – Rafael Lara Martins

Rafael Lara Martins é advogado, mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas e doutorando em Direitos Humanos. Além disso, integra também o Conselheiro Federal da OAB e foi vice-presidente da Comissão Nacional de Compliance do Conselho Federal da OAB.

MA – Kaio Vyctor Saraiva

Um dos novos presidentes da OAB eleitos é Kaio Vyctor Saraiva, advogado de 33 anos de idade. Saraiva é Procurador no município de Pedreiras e também já atuou na Escola Superior de Advocacia.

MT – Gisela Cardoso

Com mais de 20 anos de carreira na advocacia, Gisela Cardoso faz parte da diretoria da OAB-MT há seis anos. Aliás, ela é a segunda mulher a assumir o comando da instituição.

MS – Bitto Pereira

Bitto Pereira é advogado, Conselheiro Federal da OAB, Vice-Diretor da ESA Nacional e também ex-Presidente do Instituto dos Advogados de MS.

MG – Sérgio Leonardo

Também parte dos novos presidentes da OAB eleitos, Sérgio Leonardo tem 43 anos de idade e é advogado há 19 anos. O profissional atua na área de direito penal e é graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais.

PA – Eduardo Imbiriba de Castro

Eduardo Imbiriba de Castro tem mais de 14 anos de carreira e é formado há 16 anos pela Universidade da Amazônia (Unama), além de pós-graduado em Ciências Penais pelo Instituto Luís Flávio Gomes O advogado já participou de mais de 300 Tribunais do Júri.

PB – Harrison Targino

Com extenso currículo na área jurídica, Targino possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Nordeste – URNe (1986), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1996). Atualmente é Advogado e Professor Titular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do UNIPÊ.

PR – Marilena Indira Winter

Sendo a primeira mulher entre os novos presidentes da OAB eleitos para o Paraná, Marilena Indira Winter possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Direito Privado pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná.

Atualmente, é Professora Titular de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além de Procuradora do Município de Curitiba.

PE – Fernando Jardim Ribeiro Lins

Com 335 processos no Estado de Pernambuco, além de 102 processos no Brasil, Fernando Lins é advogado experiente e conta com uma gama vasta de clientes.

PI – Celso Barros Coelho Neto

Celso Neto foi reeleito para seu segundo mandato como presidente da OAB do Piauí. O advogado é neto do também advogado Celso Barros Coelho e presidirá a casa pelo próximo período.

RJ – Luciano Bandeira

Com 48 anos de idade, Luciano Bandeira também vai exerceu seu segundo mandato como presidente da OAB no Rio de Janeiro. O profissional é graduado pela PUC-Rio.

RS – Leonardo Lamachia

Leonardo Lamachia, de 46 anos, é irmão de Claudio Lamachia, que também comandou a OAB nacional de 2015 a 2018 depois de duas gestões à frente da OAB/RS – de 2007 a 2009 e de 2010 a 2012.

SP – Patricia Vanzolini

Patricia Vanzolini é paulista, tem 49 anos e é advogada criminalista, mestre e doutora em direito. Ela fez história ao se tornar a primeira mulher eleita presidente da OAB/SP. Com 36% dos votos válidos, este é seu primeiro mandato.

A advogada foi vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas e é autora de diversos livros.

SE – Danniel Alves Costa

Danniel Alves Costa tem 38 anos e é formado pela Universidade Tiradentes (Unit) desde 2007. Pós-graduado em Direito Processual Civil, Direito Civil e Processo Civil pelo Ciclo, tem especializações também em Improbidade Administrativa, Direito Eleitoral, Constitucional e Direito Público.

TO – Gedeon Batista Pitaluga Junior

Com 41 anos de idade, Gedeon Batista Pitaluga Junior foi reeleito para a presidência da OAB do Tocantins. Mesmo após a condenação na 4ª Vara Federal Criminal do Tocantins por peculato, em junho deste ano, ele foi o vencedor das eleições realizadas no Estado.

Gostou de saber mais sobre os novos presidentes da OAB eleitos? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!

Talvez você se interesse por:

5 tecnologias jurídicas que são tendência em 2022

Veja como a justiça tem recebido provas digitais em juízo

Provas digitais trabalhistas: posts de redes sociais viram prova na justiça

9 Podcasts jurídicos que você precisa ouvir

←Anterior: Mensagens temporárias no WhatsApp: entenda funcionalidade e impactos
Próximo: Direito digital: tudo o que os advogados precisam saber→
Avatar de Verifact
Verifact

Posts RECENTES

  • Conversas do Telegram valem como prova na justiça? 

    Conversas do Telegram valem como prova na justiça? 

    jul 28, 2025
  • Publicação no LinkedIn vale como prova na justiça? 

    Publicação no LinkedIn vale como prova na justiça? 

    jul 22, 2025
  • Ferramentas para investigações profissionais: conheça 9 opções online

    Ferramentas para investigações profissionais: conheça 9 opções online

    jun 30, 2025
  • Provas coletadas pela Verifact® respaldam processo por justa causa no TRT6

    Provas coletadas pela Verifact® respaldam processo por justa causa no TRT6

    jun 30, 2025
  • Twitter vale como prova na justiça? 

    Twitter vale como prova na justiça? 

    jun 23, 2025

Verifact – Blog

Verifact Tecnologia Ltda

CNPJ 32.797.434/0001-50

Política de Privacidade

Termos de Uso

Validade Jurídica
Preços & Planos
Blog & Notícias
Dúvidas Frequentes

Siga a Verifact®


Copyright©2020-2025 Verifact Tecnologia Ltda. A reprodução, cópia ou uso sem autorização é crime e podemos provar. Todos os direitos reservados.