• Home
  • Validade Jurídica
  • Saiba Mais
  • Preços
  • Notícias
    • Informações Jurídicas
    • Notícias
    • Novidades
    • Jurisprudência
    • Tecnologia
    • Tutoriais
  • Contato
Entrar
Criar Conta

Felca usa Verifact em ação contra 233 perfis

Verifact
25 de agosto de 2025
Felca usa Verifact em ação contra 233 perfis

Com cerca de 40 milhões de visualizações em menos de uma semana, o vídeo “Adultização”, criado por Felipe Bressanim, o Felca, gerou repercussão nacional e ampliou o debate sobre os algoritmos das redes sociais. 

Antes da publicação do vídeo, quando Felca ainda estava investigando páginas e perfis envolvidos em pautas relacionadas à sexualidade infantil, diversos usuários do X fizeram acusações injuriosas que o associavam à pedofilia. 

O influenciador decidiu tomar medidas legais contra 233 perfis da plataforma, o que só se tornou viável com o apoio de uma tecnologia brasileira, a Verifact, ferramenta capaz de registrar de forma técnica e segura os ataques virtuais e registrá-los como provas digitais com validade jurídica.

Com rapidez na coleta e preservação das postagens, a Verifact permitiu a identificação dos perfis responsáveis antes que o conteúdo fosse alterado ou removido.

Leia o post para entender melhor sobre o caso e como a Verifact foi fundamental para a equipe jurídica do influenciador. 

Ação inédita contra 233 perfis

Mesmo antes da publicação do vídeo, quando ainda fazia pesquisas para o projeto, Felca já havia se tornado alvo de ataques no X. Diversos perfis começaram a vinculá-lo, de forma injuriosa, à pedofilia.

Na Justiça, o influenciador apresentou uma proposta conciliatória: que os responsáveis pelos ataques pagassem R$ 250 a instituições de proteção à infância e fizessem um pedido público de desculpas.

Pessoa segurando um celular exibindo a tela inicial do aplicativo X (antigo Twitter)
As postagens injuriosas contra Felca aconteceram na rede social X. 

No X, João Senzi, advogado de Felca no caso, disse que a ideia veio do próprio influenciador e que tudo deve ser resolvido dentro dos meios legais: “[…] Não devemos fazer justiça ou chacota com as próprias mãos. As coisas precisam ser resolvidas pelos seus devidos meios legais. Não desumanizem as pessoas“.

A participação da Verifact no processo

A equipe jurídica de Felca utilizou a Verifact, plataforma especializada no registro e preservação de evidências digitais.

O objetivo da ferramenta é transformar conteúdos online em provas digitais juridicamente aceitas, algo fundamental em um contexto em que prints de tela podem ser facilmente manipulados e considerados frágeis em tribunais.

Embora uma alternativa fosse a ata notarial, o processo cartorial é mais lento e oneroso. No caso de Felca, havia o risco de que as publicações fossem apagadas antes da formalização. 

Mesa de escritório com óculos, caneta, carimbo e documentos de auditoria.
A agilidade e a segurança para preservar as postagens só foram os principais motivos para usar a tecnologia da Verifact. 

Por isso, optou-se pela coleta via Verifact, que aplica técnicas forenses internacionais para registrar mensagens, áudios, vídeos e postagens de redes sociais, garantindo sua integridade, origem e contexto.

Dessa forma, as evidências coletadas puderam ser auditadas e apresentadas em juízo, com aceitação em todas as instâncias do Judiciário brasileiro. Com o uso da tecnologia, centenas de publicações foram transformadas em provas aptas a sustentar a responsabilização dos 233 perfis que atacaram o influenciador.

Novos desdobramentos

No dia 15/8, Hytalo Santos, um dos influenciadores denunciados por Felca no vídeo, foi preso por tráfico humano e exploração de menores, em Carapicuíba (SP). 

Em agosto de 2025, a Justiça determinou a quebra de sigilo de 233 perfis que atacaram Felca e, dias depois, estendeu a medida ao Google, após o influenciador receber ameaças de morte por e-mail.

A empresa foi intimada a fornecer os dados do remetente sob pena de multa de até R$ 100 mil por dia, o que permitiu às autoridades avançarem na investigação.

Em 25/8, a Polícia Civil prendeu em Olinda (PE) Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 21 anos, suspeito de enviar as ameaças e de lucrar com a venda de conteúdo infantil nas redes.

Como usar a Verifact? 

A Verifact pode ser usada por qualquer um para registrar áudios, imagens, conversas e mídias de redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mails e sites em geral como provas digitais válidas para a justiça.  

O processo é simples. São apenas cinco passos: 

1️⃣ Acesse o site da Verifact®, faça login e compre créditos suficientes para sua sessão

2️⃣ Escolha o ambiente direcionado para a captura das provas

3️⃣ Leia as orientações ao longo da página e, ao final, clique em Iniciar registro

4️⃣ Inicie a sessão no ambiente seguro e faça o registro de todas as publicações desejadas 

5️⃣ Quando terminar a coleta de todas as provas, clique em Concluir para finalizar a sessão 

Clique no banner abaixo e registre suas provas digitais agora mesmo! 

banner com a frase "Registro de provas digitais com a Verifact. Fazer agora."
←Anterior: Conversas do Telegram valem como prova na justiça? 
Próximo: Tecnologia brasileira ajudou na prisão preventiva de Hytalo Santos→
Avatar de Verifact
Verifact

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts RECENTES

  • Tecnologia brasileira ajudou na prisão preventiva de Hytalo Santos

    Tecnologia brasileira ajudou na prisão preventiva de Hytalo Santos

    ago 25, 2025
  • Felca usa Verifact em ação contra 233 perfis

    Felca usa Verifact em ação contra 233 perfis

    ago 25, 2025
  • Conversas do Telegram valem como prova na justiça? 

    Conversas do Telegram valem como prova na justiça? 

    jul 28, 2025
  • Publicação no LinkedIn vale como prova na justiça? 

    Publicação no LinkedIn vale como prova na justiça? 

    jul 22, 2025
  • Ferramentas para investigações profissionais: conheça 9 opções online

    Ferramentas para investigações profissionais: conheça 9 opções online

    jun 30, 2025

Verifact – Blog

Verifact Tecnologia Ltda

CNPJ 32.797.434/0001-50

Política de Privacidade

Termos de Uso

Validade Jurídica
Preços & Planos
Blog & Notícias
Dúvidas Frequentes

Siga a Verifact®


Copyright©2020-2025 Verifact Tecnologia Ltda. A reprodução, cópia ou uso sem autorização é crime e podemos provar. Todos os direitos reservados.