Home
Validade Jurídica
Saiba Mais
Preços
Notícias
Contato
Entrar
Criar Conta

10 casos de uso de redes sociais como prova que você NÃO esperava

Verifact
16 de dezembro de 2020
10 casos de uso de redes sociais como prova que você NÃO esperava

Conteúdos de sites e rede sociais tem sido utilizados como provas para comprovação do fato cada vez mais na Justiça:veja algumas situações de uso

Nossas comunicações são digitais, mas como comprovar que o fato ocorreu?

Print serve como prova?

Print pode até servir como prova em algum momento, mas não são recomendáveis. Primeiro, porque são provas fracas: são fáceis de coletar, mas também facilmente falsificáveis e difíceis de comprovar que é realmente aquilo que diz ser e se vem de onde diz ter vindo.

Além disso, printscreens não tem sido aceitas na Justiça, como é o caso do Processo 1002904-30.2017.8.26.0438 TJSP. Segundo o juíz, “A simples captura da imagem reproduzida na tela do computador (printscreen) não é suficiente (…)“. Ou do processo 0301928-48.2016.8.24.0020 TJSC, onde consta que “a exibição de imagens de tela(…)(printscreen), po si só, não se constitui em meio hígido de prova capaz de demonstrar a congtração não reconhecida pela parte autora”.

Os casos de recusa destes materiais na Justiça não são exceção. Além disso, advogados tem questionado a outra parte a respeito da integridade e autenticidade dos materiais digitais, caso não tenham sido utilizadas técnicas forenses na coleta, em especial a NBR ISO/IEC27037 de 12/2013 -Tecnologia da informação — Técnicas de segurança — Diretrizes para identificação, coleta, aquisição e preservação de evidência digital e a preservação da cadeia de custódia do material ( Pacote anticrime).

E então, como faço para coletar as provas digitais com segurança?

É possível registrar conteúdos da internet como comprovação do fato através da tecnologia. Com a plataforma da Verifact, você mesmo pode registrar os materiais digitais, a qualquer hora do dia ou da semana, via computador ou notebook.

A solução tecnológica preserva a cadeia de custódia do material digital, utiliza técnicas forenses na coleta e já tem casos de aceitação de provas geradas na plataforma em cinco estados brasileiros.

10 casos de uso de redes sociais

01 Cobrança de dívidas

O comportamento do devedor em redes sociais pode indicar a capacidade de pagamento da dívida, em casos de recuperação judicial ou pensão alimentícia, com a utilização da teoria da aparência.

02 Crimes contra a honra

Registros de comentários, vídeos e publicações em sites, e-mails, directs e redes sociais que se enquadrem como calúnia, injúria, difamação e ainda mais, racismo.

03 Combate à fake news e propagandas irregulares eleitorais

Coleta de conteúdos falsos em redes sociais, whatsapp, conteúdos ofensivos de adversários para solicitação da remoção do conteúdo do material da internet e comunicação à Justiça eleitoral para que os fatos sejam apurados.

04 Casos de violação de marcas, patentes e propriedade intelectual

Registrar o caso de uso indevido em casos de pirataria, plágio, uso indevido de fotografias, textos, músicas , ilustrações, por exemplo, em sites, redes sociais, marketplaces para solicitar providências à Justiça, pagamento ou remoção do conteúdo publicado indevidamente.

05 Compliance e governança

Registre de informações online que possam comprovar ações realizadas a partir de determinado dia e horário, cumprindo as regras de compliance e governança da empresa.

06 Phishing e golpes virtuais

Casos de comprovação de phishing (ataque malicioso para pescar informações confidenciais, como senhas) em sites e lojas virtuais falsas para solicitar remoção do conteúdo ao provedor e demais providências.

07 Recursos Humanos

Conversas ou publicações na Internet envolvendo colaboradores que apresentem condutas inadequadas podem justificar demissões.

08 Problemas com atendimento ao público

Registrar o lado da empresa no atendimento por canais como whatsapp, e-mail e outros para comprovar que o fato ocorreu pode ajudar na redução de judicialização de casos.

09 Negociações

Registro a concordância ou quebra de negociações contratuais realizadas por canais digitais, tais como chats, e-mails e mensagens de whatsapp entre contratantes e contratados.

10 Vazamento de fotos íntimas na internet

Registro de conteúdos de fotos íntimas sem o consentimento da pessoa, para comprovar que o material foi exibido em sites e outros canais, para solicitação de remoção do seu material e demais providências.

Precisa coletar conteúdos da Internet como comprovação do fato?

Registre via Verifact!

Você mesmo faz o registro de conteúdos que estejam disponíveis por um navegador, como comprovação do fato. É importante coletar as provas a partir da origem, dentro da plataforma da Verifact . Prints tiradas não servem.
Para conteúdos de whatsapp, facebook, instagram e e-mails, por exemplo, é necessário que a conta seja sua ou que você tenha permissão do dono da conta para acessar e fazer os registros.

Para fazer a coleta das provas digitais, é bem simples:

  1. crie uma conta em www.verifact.com.br;
    2) compre créditos suficientes para a emissão do relatório. Cada um custa atualmente $ 97, pagos via plataforma, através de um boleto ou cartão de crédito.
    3) Clicar no botão “nova captura” e iniciar o registro.

Você acessará os sites desejados dentro da plataforma, para coletar os conteúdos desejados. Depois de finalizada a captura, será gerado um relatório técnico em PDF-A +vídeo da navegação + imagens e arquivos baixados durante a sessão e metadados técnicos. Basta baixar tudo em seguida. Pronto, sua prova já foi gerada!

Primeiro passo do processo de registro de provas digitais da Verifact

Saiba mais sobre a Verifact

Registre conteúdos da internet como comprovação do fato agora.

Siga a Verifact nas redes sociais:

Instagram

Facebook

Linkedin

←Anterior: Justiça de cinco Estados aceita provas digitais coletadas pela Verifact
Próximo: 9 podcasts jurídicos que você precisa ouvir em 2021→
Avatar de Verifact
Verifact

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts RECENTES

  • Conversas do Telegram valem como prova na justiça? 

    Conversas do Telegram valem como prova na justiça? 

    jul 28, 2025
  • Publicação no LinkedIn vale como prova na justiça? 

    Publicação no LinkedIn vale como prova na justiça? 

    jul 22, 2025
  • Ferramentas para investigações profissionais: conheça 9 opções online

    Ferramentas para investigações profissionais: conheça 9 opções online

    jun 30, 2025
  • Provas coletadas pela Verifact® respaldam processo por justa causa no TRT6

    Provas coletadas pela Verifact® respaldam processo por justa causa no TRT6

    jun 30, 2025
  • Twitter vale como prova na justiça? 

    Twitter vale como prova na justiça? 

    jun 23, 2025

Verifact – Blog

Verifact Tecnologia Ltda

CNPJ 32.797.434/0001-50

Política de Privacidade

Termos de Uso

Validade Jurídica
Preços & Planos
Blog & Notícias
Dúvidas Frequentes

Siga a Verifact®


Copyright©2020-2025 Verifact Tecnologia Ltda. A reprodução, cópia ou uso sem autorização é crime e podemos provar. Todos os direitos reservados.